HISTÓRIA

institucional

A década de 90 foi um período muito difícil para a agropecuária brasileira, custos altos e preços baixos, gerando grandes problemas para os sistemas de produção. Se tratava de uma grande crise brasileira vinda de uma fase de alta inflação.

Diante desta situação, um encontro entre dois produtores, O Sr. Roberto Luiz Pereira de Souza, economista, e o Sr. Elvio Rodrigues, engenheiro agrônomo, com visões diferenciadas e determinados, na cidade de Maracaju no Mato Grosso do Sul, resolveram fazer as compras de seus insumos no atacado escapando dos altos custos das compras no varejo, e buscando garantir o menor custo de produção.

Para melhorar o seu poder de barganha, em 1997 convidaram alguns amigos que, em conjunto, organizaram os volumes de compras. A partir desta primeira compra, viu-se uma grande oportunidade de melhora nos preços dos insumos, melhorando diretamente os custos de produção de todo o grupo.

O grupo foi aumentando e observou -se a necessidade de organização desse grupo de compras, até que em 2004, foi constituído uma Cooperativa com a participação de grupos familiares, característica marcante da cooperativa.

Atualmente, para atender toda a demanda de seus 115 cooperados, todo o trabalho que a Coopsema realiza é pautado pelos princípios da ética, profissionalismo, credibilidade, tecnologia e atendimento personalizado, sem jamais abrir mão da responsabilidade social e ambiental, o que faz com que a cooperativa se consagre como uma das mais importantes do Mato Grosso do Sul.

Em mais de 14 anos de existência, a Coopsema se orgulha por transformar projetos em resultados. E para os próximos anos, seu principal objetivo é o de continuar zelando pela sua determinação em ampliar a competitividade dos negócios de seus cooperados, priorizando a estrutura dos grupos familiares, que representam o seu valor fundamental.